Surge uma luz forte da fé católica na Cidade Estrutural
Missa na Capela onde funcionará o Centro Social Santa Clara

Surge uma luz forte da fé católica na Cidade Estrutural

Há pelo menos dois anos o Padre Geraldo Gama tem feito um trabalho missionário de excelência na Cidade Estrutural (DF). Recém-ordenado, foi enviado pela Arquidiocese de Brasília para cuidar da Área Pastoral Jesus Bom Pastor, que fica próxima ao Setor de Inflamáveis da cidade. Em pouco tempo levantou uma igreja com compensados de madeira e, a partir dessa obra, reuniu colaboradores melhorando o local. Missas diárias e vários serviços pastorais e sociais, como consultório odontológico e psicológico já funcionam no local.

Obra da creche já está avançada e ações sociais já ocorrem.

Obra da creche já está avançada e ações sociais já ocorrem no local.

Construiu, além da igreja matriz, também uma capela, no Setor de Chácaras Santa Luzia, a área mais pobre da cidade. No início lá apenas havia um contêiner e uma tenda, mas há menos de um ano ele resolveu criar uma grande obra social, no local: o Centro Social Santa Clara. A obra já está avançada e deve ser inaugurada em agosto. Lá haverá uma creche para atender a mais de 100 crianças vindas de famílias pobres, mas não será uma unidade infantil como as outras. A intenção cuidar das crianças com base nos valores cristãos e católicos.

Segundo o padre Geraldo, a obra servirá para mostrar que no meio de uma realidade de tanta miséria e pobreza, Deus está presente e chama todos para a salvação. Apesar de ter seu trabalho intimamente ligado à população de baixa renda e de fazer inúmeras iniciativas que beneficiam socialmente quem mora no local, o padre centra sua atuação para além da assistência material. Para ele, a principal libertação do homem é em relação ao pecado e a forma para se alcançar essa libertação é o encontro com Deus. Esse encontro é a base, é o ponto de partida mais estável para todas as outras transformações, inclusive as sociais.

Pe. Geraldo celebra Missa na Capela em construção.

Durante a semana, os operários trabalham para concluir a obra e, aos domingos, toda a comunidade da Santa Luzia pode assistir à Missa das 10h30, mesmo ainda com a nave central da Capela a ser concluída. Chama atenção a linda Capela do Santíssimo Sacramento já inaugurada, onde é possível rezar e ficar bem perto de Jesus.

Os desafios da Cidade Estrutural

Segundo Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios, realizada pela Codeplan, em 2015, a Cidade Estrutural tem quase 40 mil habitantes, possui o maior lixão a céu aberto da América Latina e a população local tem uma escolaridade muito ruim: cerca de 88% das crianças de 0 a 4 anos não estão em creches. Apenas 29% dos jovens entre 18 e 25 anos estudam. E depois dos 25 anos, o percentual cai para 4%.

Toda a obra tem sido realizada apenas com doações de pessoas generosas e que sabem o quanto é difícil o trabalho de um padre em uma região com tantas carências. Portanto, você que está lendo esse texto é convidado a conhecer e a colaborar com essa iniciativa. Deixamos abaixo as formas para a livre participação nessa ajuda:

Associação Cristã Santa Clara – ACSC
CNPJ : 22.655.979/0001-79
Banco : 341 (ITAÚ), Agência: 2902, Conta : 20725-3
Banco : 001 (BB), Agência : 3085-6, Conta No.: 65.962-2
Para Correntistas da CAIXA, Banco : 104 (CAIXA), Agência: 1502, Conta : 2345-7, Operação: 003

 

Comentários

4 comentários

  1. Paulo Rodrigues Lima

    Estimado Confrade Thiago Tibúrcio, parabéns pelo belíssimo trabalho. Que o bondoso Deus abençoe você e sua digníssima família. A Associação Cristã Santa Clara que está sendo construída na Cidade Estrutural é realmente uma obra de Deus. É uma obra que deixa claro para todos, principalmente para os ateus, que Deus realmente existe e está conosco. Parabéns para você que fez este site e para o Padre Geraldo com toda sua equipe que estão trabalhando neste dignificante obra.

    • Obrigado caro confrade Lima. Como diz o evangelho, “somos servos inúteis”. Espero que muitas pessoas de boa vontade e bom coração possam ajudar essa obra social que permitirá promover crianças para uma vida melhor, tanto no lado material, como espiritual, com a graça de Deus. Abraços e obrigado por visitar nosso site.

  2. Parabéns ou padre Geraldo não sou da igreja católica mas admiro e participo dos seus trabalhos das festas bazar etc pq sei q o dinheiro arrecadado será investido aqui na nossa comunidade parabéns q Deus continui abençoando e olhe dando forças PA fácil não é Mas Deus vai te guiar!!!!

  3. Jonas Francisco de Oliveira

    Parabéns Padre Geraldo, que Jesus esteja com o Senhor todos os dias, e Nossa Senhora interceda pela seu Sacerdócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*